Novo Mundial de Clubes da Fifa será realizado a cada 4 anos e terá 24 equipes

A Fifa anunciou nesta sexta-feira a criação de um novo Mundial de Clubes.

O torneio passará a ser disputado a cada quatro anos, com a presença de 24 times. A primeira edição será organizada em junho e julho de 2021, em local a ser definido, ocupando a janela deixada pela Copa das Confederações no calendário mundial.

A confirmação foi feita durante entrevista do presidente da Fifa, Gianni Infantino, após reunião do conselho a entidade em Miami. A competição estreará em “junho ou julho de 2021” e entra no calendário como substituto da Copa das Confederações, que deixará de ser disputada.

“Vamos ver um torneio real, que vai coroar o campeão mundial de clubes”, disse Infantino

Conforme informações do portal G1, a nova competição terá 24 clubes: oito da Europa, seis da América do Sul e as demais divididas entre os demais continentes. A Fifa deixou para cada confederação continental definir os critérios de classificação ao Mundial.

Em carta publicada no jornal alemão Süddeutsche Zeitung, a Associação Europeia de Clubes (ECA) declarou ser contra a mudança no torneio. O texto, assinado pelo mandatário da Juventus,

Andrea Agnelli, além de membros da diretoria de outros 15 clubes como Manchester United, Ajax e Barcelona, é endereçado a Uefa e a ao presidente da Fifa, Gianni Infantino. Além de se dizerem “firmemente contrários a qualquer aprovação de um diferente Mundial de Clubes nesse momento”, a carta “confirma que nenhum clube da ECA participará de tal competição”

Infantino minimizou a oposição ao projeto.

“Nós não estamos criando um novo espaço para uma competição. Hoje, o vencedor joga duas partidas. Em 2021, o vencedor vai jogar 5 jogos em quatro anos. Não vai aumentar o número de jogos, vai diminuir”, disse

O Mundial de Clubes reformado vai substituir no calendário dois torneios que eram considerados fracasso de público, crítica e qualidade técnica: o velho Mundial de Clubes (disputado por sete clubes em dezembro) e a Copa das Confederações, que desaparece do calendário.

 

News Reporter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *