‘Governo toma posição firme não só contra a corrupção, mas também contra o caixa 2’, diz Moro

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou, nesta quinta-feira (21), que o governo “toma posição firme não só contra a corrupção, mas também contra o caixa 2” (dinheiro de campanha não contabilizado oficialmente), e que as críticas sobre o fatiamento do projeto anticrime, separando o pacote de projetos já apresentado e a criminalização do caixa 2, são “fruto de incompreensão”.

A declaração foi feita em Paris, onde Moro participa, até sexta-feira (22), de reunião do Gafi, o Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo. Nesta quinta, ele voltou a falar sobre a motivação política para a separação das propostas.

“As críticas, no que se refere a este ponto, são fruto de incompreensão. Na verdade, o governo toma posição firme não só contra a corrupção, mas contra o caixa 2. A única questão foi que houve esta solicitação por parte do mundo político e nós apresentamos em separado. Isso não significa nada”, disse Sérgio Moro.
“O ponto que importa é o governo trabalhando para aprovar medidas fortes, eficazes contra a corrupção, crime organizado e crime violento. E entre essas medidas se encontra uma criminalização mais adequada do caixa 2. Essa é a história verdadeira, o resto é conversa”, disse ele.

O ministro explicou que o projeto do governo vai aperfeiçoar a tipificação do crime de caixa 2. “Existe, hoje, o crime de corrupção, que está no 317-33 do Código Penal, e existe o caixa 2, que está mal tipificado no 350 do Código Eleitoral. O que nós estamos fazendo é aperfeiçoando a tipificação do crime de caixa 2. Isso não afeta em nada a corrupção”, afirmou.

“Quando o dinheiro é recebido em contrapartida, configura-se corrupção. (…) Ele [o projeto] melhora o quadro institucional e o quadro normativo contra a corrupção e contra o caixa 2, isso é inequívoco.”

*Com informações do portal G1

News Reporter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *