Bolsonaro anuncia que irá inaugurar centro de testes para dessalinização

Centro irá testar tecnologias que visem potabilidade de águas subterrâneas.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nas redes sociais que será inaugurado em breve o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), em Campina Grande, Paraíba, projeto do ministro Marcos Pontes.

O CTTD irá absorver o Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que foi lançado pela então ministra Marina Silva, em 2003.

O coordenador do projeto, o engenheiro Kepler França, disse ao O Antagonista que o objetivo do projeto é verificar a viabilidade de se utilizar água subterrânea para consumo da população.

“A ideia é exatamente testar equipamentos e tecnologias que visem a potabilidade de águas subterrâneas, normalmente impróprias para o consumo humano.”

Kepler ainda disse que o governo finalmente despertou para o antigo problema que afeta o semi-árido.

“Esses testes vão gerar atestados para que as empresas possam participar de licitações, tanto em nível estadual como no federal. Também vamos testar equipamentos fabricados no exterior. EUA, Japão, Alemanha e Israel têm tecnologias semelhantes para purificação de águas salobras ou do oceano. Tudo isso dará margem para o intercâmbio de informações e melhoramento tecnológico.”

As informações do ‘O Antagonista’.

News Reporter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *