Índia abate satélite com míssil pela primeira vez em sua história

Premiê exaltou país como ‘potência espacial’ após teste antimíssil que abateu satélite do próprio país.

A Índia anunciou nesta quarta-feira (27) um teste bem-sucedido com um míssil antissatélite. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, considerou a derrubada do satélite como um grande avanço, que estabelece o país como “potência espacial”.

“A Índia se tornou o quarto país do mundo a derrubar um satélite de órbita baixa com um míssil”, conforme anunciou o primeiro-ministro Narendra Modi nesta quarta-feira (27). Até agora apenas Estados Unidos, China e Rússia haviam realizado a proeza tecnológica.

A missão Shakti tinha como objetivo testar um sistema antissatélite (Asat) de fabricação nacional. Ela durou apenas três minutos e o alvo foi destruído em sua órbita a 300 quilômetros acima da terra. Modi disse que este foi um “momento de orgulho” para a Índia e explicou que a missão teve apenas propósitos defensivos”

As armas antissatélite permitem ataques a satélites inimigos, cegando-os ou dificultando comunicações, além de criar uma base tecnológica para a interceptação de mísseis balísticos. Por isso, o teste despertou temores de possíveis instalações de armamentos no espaço e do desencadeamento de uma corrida entre rivais.

O Ministério das Relações Exteriores chinês disse esperar que todos os países “possam proteger seriamente a paz duradoura e a tranquilidade no espaço”. Os EUA e a Rússia, a princípio, não quiseram comentar. O Paquistão, antigo rival indiano, também não comentou.

Modi enfrentará uma eleição geral no mês que vem.

 

News Reporter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *